sábado, 28 de agosto de 2010

Doar Sangue


Ontem fiz algo que já algum tempo queria fazer, Dar Sangue..
Ok não é nada de mais,mas para muitos pode ser uma ajuda.
Por isso mesmo resolvi criar um post com alguma info sobre isto, para se alguém estiver interessado, seguir o meu exemplo ^^


Porquê dar Sangue?



Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode dar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos Hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.

Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.




Como tornar-me dador?


Basta dirigir-se a qualquer Centro Regional de Sangue ou Hospital com serviço de colheita e candidatar-se à dádiva. Relembramos que para ser dador de sangue, basta ter 18 anos, pesar pelo menos 50 quilos e ter hábitos de vida saudáveis. No local, irá ser avaliado por um médico que lhe dirá se pode dar sangue ou se a sua dádiva será adiada por mais algum tempo. Vai ver que não custa nada e vai estar a ajudar os muitos doentes que diariamente precisam de sangue!


Fonte://www.ipsangue.org

Sem comentários:

Enviar um comentário